terça-feira, 15 de outubro de 2013

The end of my comfort zone.

Teve duas frases que me marcaram muito, a segunda eu conheci hoje inclusive: "a vida só começa no fim da sua zona de conforto" e "eu espero que você viva uma vida que você se orgulhe dela, se você achar que não esta orgulhoso dela, espero que você tenha a força para recomeça-la". Quando eu li a primeira, foi um tapa na cara tão forte, que não consigo nem descrever a expressão que fiz na hora. Me fez refletir por horas e horas sobre essa história de zona de conforto, uma vez que sempre fui escrava dela, tinha medo de morar sozinha pelo conforto e segurança da casa dos meus pais, tenho receio de ir a lugares novos porque não sei se vou gostar, odeio ficar sozinha ou no meio de pessoas que não conheço, jamais viajaria sozinha, jamais moraria fora do brasil, não consigo fazer intercâmbio porque não conseguiria sequer passar um ano longe... Como pode ver, minha cabeça estava bem quadrada em relação a tudo isso. 


Eu vivo reclamando que minha vida tá parada, sem emoção, na mesma, mas afinal, o que eu tenho feito pra mudar isso? Pois é, esse foi um dos resultados das minhas reflexões e no fim das contas, o que eu quero levar da minha vida: dinheiro, bens materiais, família, bagagem? É bagagem e aprendizado, decidi que é isso que eu quero. Qual a melhor forma pra isso? Viajar, pra tudo quanto é canto, turístico e não turístico, fazer trabalho voluntário em países de terceiro mundo, morar um ano em um lugar, morar vários anos em outro, conhecer meu país de origem, conhecer a história não só através de livros, mas através de museus e dos lugares onde realmente aconteceram os fatos que me prendem tanto a atenção. 



Considerando isso, passei pra uma nova fase de pensamento: onde eu quero conhecer, onde eu moraria, onde eu faria uma pós. Bom, como eu sempre digo, a vida é feita de mudanças, e nenhum desses lugares é certeza, pode ser que eu fale que faria pós em um lugar x e acabe em y, mas anyway, cheguei a conclusão que o país que eu mais gostaria de fazer minha pós, independente de qual eu escolha, seria a Inglaterra. Primeiro porque eu sonho em conhecer o interior desse país, segundo porque minhas opções seriam moda ou fotografia, e acho um bom país pra ambos.

Quero fazer um mochilão pela américa latina, e conhecer o Brasil, ir pelo menos uma vez na Amazônia, conhecer a cidade do Bonito no Mato Grosso do Sul (<3) e ir na festa do Dia de Los Muertos no México. Agora um sonho e uma certeza é um dia ir para Grécia. Procurar Greece no pinterest chega a ser maldade, tamanha a beleza de lá.


Grécia

Outros lugares que são assim, essenciais pra eu poder viver feliz: Irlanda, França, Havaí, Egito, Espanha, Austrália e Índia. Lugares que não são assim, algo que eu digo que eu PRECISO, mas que eu gostaria muito seriam o Caribe, Canada, Itália, Rússia, Alemanha, Polônia, Armênia, Portugal, Marrocos, Turquia, e mais alguns que não tô lembrando agora. Quero um dia poder ter um mapa mundi na minha casa cheio de risquinhos, post its, marcadores, etc mostrando todos os lugares que já fui, até, se possível, completar (pelo menos a maioria). 


Índia

Agora morar são outros 500. Eu sempre tive essa cabeça dura de bater o pé dizendo que fora do Brasil eu não conseguiria morar. Assim como teve épocas que eu disse que não voltaria pro Rio de Janeiro e hoje trocaria São Paulo pelo Rio, com certa facilidade até... Mas o que me prende à esses lugares? Poderia dizer a cultura, o povo, entre outras coisas bonitas e patriotas, mas estaria mentindo, me prende o conforto. Minha língua, pessoas com cultura semelhantes, se não iguais, as minhas, lugares que eu conheço, que estou familiarizada, além de claro, estar perto de muitas pessoas conhecidas. Ai entram as frases, a vida começa depois de tudo isso e, eu me orgulho do que eu to vivendo? Por sorte tenho 19 anos, e ainda posso arranjar força pra tentar outras coisas. Por que não morar fora? Por um ano, dois, o resto da vida que seja... Por que um lugar só? Porque não tentar em vários? Por que tudo tem que ser "pela vida inteira"? Gostaria de voltar pro Rio, sim, mas me apaixonei por outra cidade. Fiquei fascinada e procurei mais sobre lá: pensa num lugar com praia, que não é tão quente (máxima nos dias muito quentes de 32 graus, coisa assim), com lugares enormes pra andar de bicicleta, long, skate, a pé ou o que for, com um píer na praia que tem um parque de diversão em cima, onde os shoppings são a céu aberto, onde você possa ficar tanto num lugar tranquilo, quanto ir pra outro bairro e curtir a badalação do lugar, onde tenha pessoas de tudo quanto é tipo vindo de tudo quanto é lugar... Pois é, esse lugar existe e chama Santa Mônica. Teoricamente é um bairro de Los Angeles, na prática é uma mini cidade. Pensa nesse lugar, pensa em Hollywood. Ficam na mesma cidade, dá pra acreditar? Por isso que lá eles consideram os bairros como mini-cidades, são super 8 ou 80.


Santa Monica



"Caixão não tem gaveta, e dessa passagem aprendizagem é a única bagagem levada" 
Forfun










Nenhum comentário:

Postar um comentário